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Ter bem definida as características de Heliponto é o primeiro passo para compreender de maneira clara sua diferença em relação ao Heliporto. De maneira geral um Heliponto é uma área destinada ao pouso e decolagem de Aeronaves, área esta que necessita ser homologada ou registrada nos órgãos competentes.
Existem vários tipos de Helipontos que podem ser:

  • ELEVADO – quando construído sobre edificações, este tipo de Heliponto pode ser encontrado sobre grandes prédios e no alto de hospitais;
  • DE SOLO – como o próprio nome já diz é um Heliponto construído no nível do solo, geralmente usado em empresas, fazendas ou condomínios.

Além das definições citadas os Helipontos ainda carregam características de serem do tipo, CIVIL, MILITAR, PRIVADO e PÚBLICO.

De modo geral no Heliponto as Aeronaves apenas pousam e decolam, ou seja, existe uma Área de Toque (AT) onde é permitido apenas o pouso e a decolagem, é permitido que uma Aeronave permaneça por algum tempo parada sobre a Área de Toque em espera, todavia, esse tempo é muito reduzido, a Aeronave não pode ficar ali estacionada.

Em contrapartida um Heliporto que é Publico, suas operações são executadas direta ou indiretamente pelo poder público através do Comando da Aeronáutica são dotados de instalações e facilidades para apoio de Helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas, tais como: Pátio de estacionamento, estação de passageiros, locais de abastecimento, equipamentos de manutenção.

Outra característica exclusiva do Heliporto é a Pista de Rolagem, Pista de dimensões definidas, destinada à rolagem de Helicópteros entre a área de pouso ou de decolagem e a área de estacionamento ou de serviço.

Portanto, podemos concluir que em um Heliponto existe apenas a possibilidade de pouso e decolagem em sua Área de Toque e um tempo de espera muito reduzido. Já em um Heliporto existe uma infraestrutura para estacionar as Aeronaves atender passageiros além de local para manutenção, abastecimento de Helicópteros e pista de rolagem.

Fonte: Ministério da Aeronáutica Portaria N-18/GM5/74.

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