Todo Heliponto seja de solo ou elevado, necessita de um sinal de identificação na área de pouso, que será uma Letra indicadora do tipo de Heliponto (público, privado ou militar), colocada no centro da área de toque, dentro de um TRIÂNGULO equilátero com o vértice pintado apontado para o norte magnético.
Além da Letra indicadora os Helipontos, deverão apresentar também um Número indicador do máximo de toneladas correspondente à resistência do seu piso, colocado à direita do vértice pintado do triângulo e com a mesma orientação da Letra.
Desta forma, para Helipontos Públicos o sinal de identificação no centro da Área de Toque será a Letra H, para Helipontos Militares será a Letra M e para Helipontos Privados a Letra será o P. Todavia, para Helipontos em Hospitais usa-se a mesma forma de marcação prevista para os Helipontos em geral, devendo o TRIÂNGULO ser substituído por uma CRUZ pintada em vermelho.
Portanto todos os sinais de identificação seguem rigorosamente em sua forma, dimensões e cores as normas estabelecidas pela autoridade Aeronáutica competente e são de extrema importância para orientação dos pilotos de Helicópteros.
Fonte: Ministério da Aeronáutica Portaria N-18/GM5/74.